Imagem preloader

A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness
17/03/2025

Desportos Radicais: Opções para Quem Procura Adrenalina

Imagem - Desportos Radicais: Opções para Quem Procura Adrenalina

Quem não gosta de fugir da rotina de vez em quando? Seja através de um fim-de-semana a esquiar ou de uma tarde de verão a descer uma montanha de bicicleta, os desportos radicais são ideais para quem quer viver emoções fortes e criar memórias que durarão toda uma vida.

Há cada vez mais pessoas interessadas em desportos radicais e, por outro lado, cada vez mais oportunidades para os praticar de forma segura e acompanhada. Segurança é mesmo a palavra-chave aqui. Temos de respeitar os limites do nosso corpo e saber preparar-nos para ir mais além quando assim o desejamos.

Libertar energia, desenvolver novas habilidades, e até melhorar o nosso estado mental são alguns dos muitos benefícios dos desportos radicais que podes escolher. Estás pronto para enfrentar um novo desafio?

O Que São Desportos Radicais?

A característica principal de todos os desportos radicais é o elevado risco para a saúde física que envolvem. É esse perigo iminente que desencadeia a adrenalina que os seus praticantes tanto gostam de experienciar!

Os desportos radicais mais conhecidos são provavelmente aqueles em que a altitude elevada é o principal perigo. Quem nunca falou em experimentar (ou em jamais experimentar!) paraquedismo?

Já os desportos radicais em água, como surf e canoagem, são mais ou menos perigosos consoante as condições meteorológicas e dos desafios específicos que decidires enfrentar.

Muitas destas modalidades também usam velocidades estonteantes para provocar emoções fortes. Motocross e snowboard são dois exemplos disto!

Estas atividades de risco distinguem-se de outros tipos de desportos pela necessidade de ter cuidados de segurança redobrados. Claro que as lesões podem acontecer em todos os desportos, mas as consequências de um percalço na segurança em desportos radicais são normalmente mais graves do que nos outros.

A adrenalina é o outro grande diferenciador dos desportos radicais. Essa sensação de perigo faz-nos esquecer todos os problemas do mundo e focarmo-nos apenas nos desafios físicos e mentais à nossa frente. Não há melhor sensação do que essa para certas pessoas!

Que Desportos Radicais Existem?

Existem dezenas de desportos radicais! É impossível falarmos de todos aqui, mas tentemos pelo menos ter uma ideia. A verdade é que depois de experimentares um desporto radical, vais começar a ouvir falar de outros parecidos e não vais resistir em provar esses também!

 

Paraquedismo, parapente e asa delta

Estas são talvez das primeiras palavras que nos vêm à cabeça quando falamos em desportos radicais. Todos são variações de saltar de um lugar (muito) alto com algum equipamento para abrandar a queda. 

No paraquedismo, cais em queda livre até ao momento de abrir o paraquedas. No parapente, voas lentamente e sentado. Na asa delta, também chamada de hang gliding, voas deitado e mais rapidamente!

É mesmo uma questão de escolheres o que mais te entusiasma e procurar alguém experiente certificado para voar contigo.

 

Rapel e bungee jumping

Mais dois desportos radicais em que a altura tem um papel essencial.

No rapel, usamos uma corda para controladamente descer uma encosta. Podemos descer mais ou menos rapidamente, de acordo com o nosso conforto.

Já no caso de bungee jumping, é atada uma corda aos nossos pés antes de nos atirarmos de um ponto bem alto (por exemplo uma ponte). Descemos dezenas de metros em queda livre até que a corda começa a esticar e abranda a nossa queda!

 

Highline e slackline

Estes desportos podem resumir-se a atar uma corda plana, mais ou menos grossa, entre dois pontos e caminhar de um lado ao outro.

Claro que se pode treinar com a corda perto do chão, por exemplo entre os troncos de duas árvores. Mesmo nesse caso vais sentir a dificuldade em te equilibrares lá em cima!

A highline, como o nome indica, é basicamente slackline praticada a grandes alturas! Por isso mesmo é usado um arnês para te atar à corda e evitar que caias se te desequilibrares.

 

Escalada e bouldering

Um desporto a ganhar popularidade por todo o mundo! O objetivo tanto da escalada como do bouldering é trepar uma parede para chegar ao topo.

No caso da escalada é usada uma corda de segurança e a parede pode ter variadas alturas, desde meia dúzia até dezenas de metros. No caso de bouldering, as paredes são muito mais baixas (até 4 metros) e não é usada uma corda, mas sim um colchão para absorver o impacto do salto.

Já há vários rocódromos em Portugal em que se pode praticar bouldering e até escalada! São uma opção ótima para quem procura um desporto radical para iniciantes. Mas também se podem praticar na natureza em vários pontos do país.

 

Alpinismo

O desporto de subir montanhas. A dificuldade varia muito dependendo de muitos fatores, mas muitas montanhas vão também obrigar-te a praticar outros desportos, como escalada para atravessar partes mais verticais ou rapel para descer encostas. Por isso mesmo, o alpinismo não é o melhor desporto de aventura para iniciantes.

 

Ski e snowboard

Os mais famosos desportos de inverno. Podem ser realizados em Portugal, na serra da Estrela, durante o inverno ou em várias partes da Europa. O material utilizado é diferente para o ski e para o snowboard, mas ambos implicam descer encostas cobertas de neve, a maior ou menor velocidade, com mais ou menos saltos e truques.

 

Surf, bodyboard e kitesurf

Estas são só três dos muitos desportos radicais praticados com prancha.

Enquanto que na maioria dos truques do surf estarás de pé na prancha, no bodyboard estarás deitado nela. As pranchas de ambos também são diferentes. A do surf é mais comprida (e quanto maiores, mais fáceis de domar!) e a do bodyboard mais curta e larga.

Já no kitesurf, terás uma espécie de papagaio no ar que te permitirá usar a força do vento para te levantar da água. Imagina os truques maravilhosos que conseguirás fazer!

As ondas aqui são tuas amigas. Sente-as e deixa-te levar. Não para muito longe da praia, claro!

 

Skateboard e longboard

Duas ótimas modalidades para quem se quer iniciar nos desportos radicais. A diferença entre as duas é mesmo os diferentes formatos do skate (mais curto) e da longboard (mais longa), que permitem truques bem distintos.

Quase todas as cidades já têm um skate park onde poderás dar os teus primeiros impulsos. Há também quem faça tanto skateboard como longboard a descer serras. O terreno acidentado e as altas velocidades atingidas provocam ainda mais adrenalina!

 

Parkour

Se és mais de cidade, o parkour é para ti. Chegar de um local a outro no mais curtos espaço de tempo – esse é o desafio. O primeiro passo é aprender a cair para evitar lesões. Depois é divertires-te com os teus amigos a passear por essas ruas! Existem já escolas de parkour, perfeitas como um desporto radical para iniciantes.

 

Motocross, BMX e ciclismo de montanha

Não há melhor opção para quem gosta de velocidade. Seja de mota ou de bicicleta, a adrenalina vai ser bombeada nas tuas veias sem dúvida alguma!

Tanto no motocross como no BMX o objetivo é percorrer uma pista de obstáculos (propícios a espetaculares saltos e manobras) o mais rapidamente possível. No ciclismo de montanha também se privilegia a velocidade mas neste caso a subir ou descer montanhas.

 

Canoagem, rafting e kayak

Existem semelhanças entre a canoagem, o rafting e o kayak. Todos implicam subir para uma embarcação e, tipicamente, descer um rio. Podem ser feitos a solo ou com companhia.

Talvez a canoagem e o kayak seja os mais fáceis para quem está a começar, visto que o rafting inclui a necessidade de dominar mais manobras para se conseguir chegar ao destino de forma segura!

 

Saltos para a água e mergulho

Para a prática de saltos para a água, o primeiro passo é escolher um local bem alto com água bem profunda e atirarmo-nos. Pode ser feito no exterior (por exemplo em rios ou no mar) ou no interior em piscinas próprias. Há muitas formas de tornar os saltos mais desafiantes e bonitos, mas essencial mesmo é não nos atirarmos de cabeça para água pouco profunda. Segurança em primeiro lugar!

Já o mergulho inclui não só entrar na água mas também explorar as suas profundezas. Vais criar memórias para toda a vida se optares por mergulho num dos corais que ainda resistem neste lindo planeta.

 

Canyoning e espeleologia

Seja em cima de terra como em fundas cavernas, tanto o canyoning como a espeleologia se focam em atravessar percursos sinuosos.

Canyoning consiste em atravessar vales profundos, tipicamente com rios, recorrendo a todo o tipo de habilidades e ferramentas. É perfeito para quem adora cascatas e mergulhos em rios refrescantes.

Já a espeleologia não recomendamos a quem tem medo de espaços fechados – implica mesmo descer para baixo de terra e enfrentar estreitas passagens (por vezes inundadas!) para atravessar grutas e cavernas.

 

Desportos tradicionais radicalizados

Existem tantos outros desportos radicais! Isto sem contar com os muitos desportos tradicionais que podem ser radicalizados para aumentar a dificuldade ou os tornar mais interessantes para quem gosta do perigo. Estamos a falar por exemplo das ultramaratonas ou dos triatlos de longas distâncias em percursos mais desafiantes do que os comumente utilizados.

Quais os Benefícios dos Desportos Radicais?

Tal como na prática de qualquer outro desporto, os desportos radicais vão ter benefícios físicos em termos da nossa resistência e força física. Mas isso é uma só parte da história.

Em termos mentais, a prática de desportos radicais pode:

 

  • Aumentar a nossa resistência mental, pois estamos em situações com maiores exigências do que o dia-a-dia.
  • Treinar a nossa capacidade de enfrentar o medo. Mesmo estando sempre em segurança, o medo não desaparece! Cada medo ultrapassado ajuda a melhorar a nossa autoconfiança.
  • Desenvolver a nossa habilidade de lidar com stress, tomar decisões rapidamente, e manter o foco.

Muitos destes desportos são praticados na natureza, seja no cimo de uma montanha, numa caverna apertada, ou num rio apressado. Esses momentos de conexão com a Terra trazem-te uma sensação de bem-estar e pertença cada vez mais rara.

Como Garantir a Segurança em Desportos Radicais?

Há risco em tudo o que fazemos, mas ainda mais quando se trata de um desporto de aventura. É essencial tomar medidas para minimizar os perigos e assim nos divertirmos ao máximo.

Em primeiro lugar, é importante termos em consideração os limites da nossa condição física atual e das nossas habilidades. Se o desporto em questão exige uma certa condição que ainda não temos, poderá levar a uma experiência desagradável. Por exemplo, se temos dificuldades em fazer caminhadas em terreno acidentado, fazer alpinismo requererá mais treino antes de conseguirmos fazê-lo em segurança.

Depois de escolhermos o desporto de aventura que queremos experimentar é vital fazer alguma pesquisa sobre como o fazer em segurança e que material é necessário. É uma boa ideia fazer as primeiras vezes com acompanhamento de um profissional. Ele poderá indicar todas as medidas de segurança que deveremos ter em atenção e ajudar se alguma coisa correr mal enquanto praticamos uma destas atividades de risco.

Finalmente, aconselhamos que tenhas companhia quando praticares desportos radicais. Assim, alguém estará sempre por perto para te acudir ou chamar ajuda caso haja algum acidente.

Com as medidas referidas e uma postura responsável face aos riscos que estes desportos apresentam, é possível praticar um desporto de aventura em relativa segurança.

Como Iniciar-se nos Desportos Radicais?

Claro que algumas modalidades são melhores para começar do que outras. Canoagem em águas calmas é um desporto radical para iniciantes, enquanto que podes deixar a travessia de rápidos para quando já estiveres mais confortável com o meio! Deixa o alpinismo para mais tarde e começa, por exemplo, com caminhada numa serra perto de ti e escalada num rocódromo em vez de na rocha.

Mas o ideal é mesmo escolheres o desporto radical que mais te entusiasma. Uma pesquisa rápida e sem dúvida encontrarás um grupo de pessoas que o pratica e a quem te podes juntar. Eles ajudar-te-ão a encontrar aulas e a receber orientações de profissionais qualificados. Manter a segurança em desportos radicais é muito mais fácil quando te juntas a quem já os pratica há muito tempo!

E lembra-te de investigar sobre o desporto de aventura que vais experimentar, incluindo as suas regras e normas. Todo esse conhecimento vai ser-te muito útil, acredita! Mas, claro, confirma se o que encontras online é verdade com profissionais qualificados.

Podes (e deves) adquirir seguro para desportos de aventura. Imagina que estás a fazer escalada numa serra e te magoas. Um seguro adequado cobre os custos de te retirarem do local e te tratarem. Existem mesmo atividades que não podes praticar em certos sítios sem seguro.

Como os Desportos Radicais Contribuem para a Saúde Mental?

A adrenalina e outras endorfinas libertadas são chave para aliviar o stress e a ansiedade. Uma reação química que te estará a ajudar sem dares conta enquanto aproveitas o momento!

Outro dos benefícios dos desportos radicais para a saúde mental é o aumento da autoestima e autoconfiança. Passarás vezes sem conta de achar que nunca conseguirás superar um certo medo ou desafio para, uns meses mais tarde, o enfrentares com sucesso! Essas pequenas vitórias são essenciais para te sentires orgulhoso de ti mesmo.

Não há momentos mais mindful do que aqueles em que estás a praticar desportos radicais. Os teus problemas desaparecem para que te consigas focar nos desafios físicos e mentais à tua frente. Vais mesmo notar uma melhoria do teu foco noutras áreas da tua vida por causa das tuas aventuras de fim-de-semana!

E não nos esqueçamos da importância da socialização para o nosso bem-estar. Vais criar amigos para a vida, e também conhecer inúmeras pessoas com as quais ter conversas de circunstância. Vais sentir-te menos sozinho e parte de algo maior!

Conclusão

Paraquedismo, escalada, surf, skate, BMX, canyoning! A escolha é tua! Certamente encontrarás um desporto radical que se adeque aos teus gostos e capacidades. E, com tantos benefícios, tens todos os motivos e mais algum para o experimentares!

Não te esqueças de que estas são atividades de risco! Respeita os teus limites, procura quem te ensine principalmente no início, e mantém a máxima segurança possível. Vive a adrenalina, sim, mas com consciência.

E se te quiseres preparar fisicamente para os desafios que te esperam, fala com um dos treinadores da Tribo UP. Eles saberão como te ajudar!

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO


AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
(exceto clubes com piscina)
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES (exceto com piscina)
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!