PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Se no verão, com o calor e humidade, pode ser mais difícil praticar qualquer atividade física, os desportos aquáticos são uma excelente alternativa!
Água, calor, férias: uma tríade de sucesso à qual decidimos juntar mais um elemento para tornar tudo ainda mais animado e divertido. Falamos, claro, dos desportos aquáticos, que são a garantia de um verão diferente de tudo o que já experimentaste.
São perfeitos para quem tem aversão a verões de preguiça e não abdica de diversão em estado líquido, seja no rio, mar ou em pleno oceano – e não falta disso em Portugal, verdade?
O surf e o bodyboard são opções mais do que conhecidas, por isso hoje, vamos levar-te mais além.
8 DESPORTOS AQUÁTICOS PARA PRATICAR ESTE VERÃO
Uns são mais simples, outros mais complexos e que exigem algum grau de preparação física. Por isso, informa-te bem sobre todos os detalhes e, por muito apetecível que qualquer um destes desportos aquáticos te pareçam, recomendamos sempre precaução e estar acompanhado de alguém experiente.
Kitesurf
O kitesurf requer uma prancha nos pés enquanto se segura uma asa que é levada pelo vento, mas comandada pelo próprio praticante. É necessário ter bastante força muscular – e coragem, pois acabas por percorrer longas distâncias, a alta velocidade, bem como à execução de manobras tudo menos comuns e esperadas.
Wakeboard
Quando não existem muitas ondas, também temos uma boa solução, além de ficares a torrar na toalha de praia – sempre devidamente protegido com protetor solar, já sabes.
Assim sendo, por que não experimentar wakeboard? Precisas é de algum amigo com um barco, ao qual é preso um cabo, a que o praticante se agarra enquanto se tenta apoiar numa prancha nos pés.
Não tenhas receio de falhar nas primeiras vezes, porque é, de facto, um exercício difícil. Mas quando consegues, ninguém te vai parar.
Stand Up Paddle
Também já bastante popular, o Stand Up Paddle é praticado em cima de uma prancha bem longa e estável e, ao contrário dos exemplos anteriores, exige movimentos fluídos e calmos. Só assim te conseguirás apoiar devidamente na prancha e mover-te sobre a água com a ajuda de um remo comprido.
Vela
Num pequeno barco à vela ou num veleiro maior, as manobras a realizar num barco à vela existem tudo de ti, pelo que, além da experiência na área, deves estar bem preparado fisicamente. Não é mesmo para qualquer pessoa.
Além disso, tudo depende também da força do mar, que, estando mais agitado, pode exigir maior esforço, força, concentração e agilidade.
Mergulho
Há quem defenda que a melhor zona de mergulho do país está no Centro de Portugal, ao largo de Peniche, junto ao arquipélago das ilhas das Berlengas. É certo que esta reserva natural, em pleno Oceano Atlântico, tem uma riqueza biológica de valor inestimável e uma beleza sem igual. Talvez seja esse o segredo. Experimenta!
Remo
Também bastante relevante no Centro do país temos o remo – tal deve-se a ser lá que se localiza o Centro de Alto Rendimento, em Montemor-o-Velho. Trata-se de um polo desportivo com todas as condições, infraestruturas e uma pista de remo de nível europeu com cerca de 2200m.
Não faltam profissionais para te ajudar a experimentar. Quando lhe apanhares o jeito, estás por tua conta e risco – mas acredita que vale mesmo muito a pena.
Rafting
Com tantos rios em Portugal, claro que o rafting não poderia falta nesta lista de desportos aquáticos. O objetivo é descer um rio, dentro de um bote insuflável, naquele que é considerado um dos desportos de equipa que mais excita e que desperta a adrenalina.
Coasteering
Não é ainda muito comum, pelo que pode ser encarado com algum receio pelos estreantes. Afinal, este desporto consiste em progredir ao longo da zona entre marés de uma costa rochosa, recorrendo a tudo o que for preciso para ultrapassar cada etapa e continuar caminho. Seja natação, escalada, rapel, saltos para a água e caminhada.