PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Regressar ao desporto depois das férias pode ser bastante difícil. O sedentarismo e os excessos alimentares deram cabo da tua forma. Volta à rotina com as nossas dicas.
Depois de meses de confinamento e afastamento das nossas atividades diárias, como a prática desportiva, chegaram as merecidas férias. No entanto, setembro é o mês dos regressos, da tentativa de entrar num novo normal que vamos gerindo, dia a dia. Para voltar a fazer desporto depois das férias temos várias sugestões para ti.
Poderá ser complicado, não vamos mentir, porque sempre que o organismo se desabitua dos treinos perde alguma capacidade física, tanto ao nível da resistência cardiovascular, como ao nível da força.
Em primeiro lugar, deves entender que só voltar a fazer exercício poderá não ser suficiente para te sentires bem contigo próprio e com o teu corpo, quer tenhas ganho alguns quilos ou perdido massa muscular. É importante sim, mas a prática desportiva deve ser acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada, de beberes a quantidade de água ou líquidos equivalentes em boa quantidade, bem como de horas de descanso verdadeiramente retemperadoras.
8 Dicas para Regressar ao Desporto Depois das Férias
Não penses que ao voltar ao ginásio será como antes e irás conseguir fazer – ou deves fazer – os mesmos planos de treino antes da paragem. Não deves mesmo dar continuidade ao treino antigo, antes adaptá-lo a este regresso, quer em termos dos exercícios feitos, quer na duração dos mesmos. O grau de dificuldade deve ser aumentado progressivamente.
1. Fala com o teu Médico
Se durante este tempo de paragem tiveste algum problema de saúde ou se já passou muito tempo desde o teu último check up, então, está na altura de marcar uma consulta ao médico e fazer alguns exames e análises sanguíneas para te certificares de que está mesmo tudo ok.
Por outro lado, se tiveste alguma lesão e foi esse o motivo que te levou a parar, então, apoia-te nos médicos ou especialistas que te acompanharam, para perceber de que forma podes regressar aos treinos e se tal ação é recomendada e em que termos.
2. Volta a ter uma Rotina para as Refeições
O bom das férias é que não há pressas, nem horários para nada e isso pode ser extremamente agradável e necessário, mas também nos destabiliza e pode dificultar o regresso à vida quotidiana típica.
Por isso, está na hora de voltar aos horários e às refeições certas. Isto vai facilitar todo o processo.
3. Consome Alimentos Saudáveis
Brócolos, maçã, tomate ou quinoa… São bons alimentos e nutricionalmente ricos, cheios de constituintes do bem para a tua saúde. E quanto melhor te sentires, mais fácil será regressares aos treinos e ao cumprimento dos teus objetivos.
4. Reorganiza o Tempo de Descanso
Deitar já tarde e levantar quando calha e dormir umas sestas ao longo do dia é algo a que te podias dar ao luxo durante as férias, mas está na altura de acordar mesmo para a realidade. E, por isso, deves definir um horário para dormir, que tenha uma duração ideal entre 7 a 8 horas, de modo a permitir ao teu corpo e mente descansar e acordar prontos para um novo dia.
5. Faz um Calendário de Treinos
É bom e importante regressar ao desporto motivado e empenhado, mas isso não significa que vais “entrar com tudo”. Faz um calendário de treinos, onde colocas os dias em que vais ao ginásio, em que vais correr ou fazer outro desporto de que gostes, mas onde incluis também os dias de descanso – é muito importante considerar este pequeno grande detalhe nesta fase, para permitir que o corpo de adapte progressivamente ao recomeço.
6. Experimenta Coisas Novas
Se a ideia de voltar ao desporto depois das férias não é propriamente do teu agrado, então, experimenta algo diferente: um novo desporto, uma nova aula, começar a ter aulas com PT, treinar num horário diferente…
7. Guarda 10 Minutos para Ti
No meio da azáfama do dia a dia – trabalho, trânsito, filhos, vida social, desporto… - é fácil deixares-te absorver por todos os teus compromissos, principalmente depois das férias em que basicamente não havia regras para nada.
Por isso, é importante que tires uns minutos só para ti, para relaxares e ficares só tu com os teus pensamentos. Há quem aproveite este tempo para, por exemplo, meditar. Já experimentaste?
8. Arranja Companhia
É mais fácil treinar em boa companhia, principalmente depois das férias. Convida um amigo ou o teu parceiro para um treino a dois, em que a boa disposição é garantida.
Aos poucos, podemos regressar às nossas atividades, ao que nos faz feliz e, sem dúvida, que o desporto em muito contribui para isso. Ajuda-nos a sentir melhor com o nosso corpo e os nossos lados racional e emocional agradecem. Como se costuma dizer, mens sana in corpore sano é mesmo sinónimo de uma vida feliz e equilibrada, de uma vida mais UP!