PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
As modalidades foram divididas em categorias de acordo com o risco e haverá lugar a testes recorrentes. Já conheces as normas da DGS para os desportos coletivos e federados?
Vão caindo a conta-gotas: as normas da Direção-Geral da Saúde que permitem uma retoma à normalidade possível. Uma tomada de posição há muito solicitada prendia-se com os desportos coletivos e federados: podem avançar? De que forma? Com que limitações?
O que, de facto, mais se destaca é a divisão das modalidades coletivas em diferentes categorias, de acordo com o risco que representam, risco esse que é avaliado de acordo com o número de pessoas envolvidas e pelas características específicas do desporto em causa.
Desportos de Alto, Médio e Baixo Risco
Descobre quais as modalidades que integram cada categoria e o que as caracteriza.
Modalidades de Alto Risco:
* Com dois ou mais atletas;
* Que exijam um distanciamento inferior a 3 metros durante a prática;
* Que impliquem o contacto físico;
* Que implicam o contacto face a face.
Modalidades: Aikido, Artes Marciais Chinesas, Ju-jitsu, Karaté, Lohan Tao Kempo, Kickboxing, Muaytahi, Lutas amadoras, Rugby, Dança Desportiva, Patinagem, Ginástica, Natação.
Modalidades de Baixo Risco
* Modalidades desportivas individuais sem contacto físico;
* Com dois ou mais atletas, mas que permitam um distanciamento superior a 3 metros;
* Sem contacto físico;
* Sem contacto face a face.
Modalidades: todas as restantes.
Tendo em conta a categorização feita, a DGS passa a exigir testes recorrentes às modalidades de médio e alto risco.
* Treinos da mesma equipa (Risco) / Sem teste (Médio) / Sem teste (Alto)
* Competições entre equipas de zona(s) sem transmissão comunitária ativa (Risco) / Sem teste (Médio) / Teste até 48h antes da competição (Alto)
* Competições entre equipas de zona(s) com transmissão comunitária ativa (Risco) / Teste aleatório até 48h antes da competição (Médio) / Teste até 48h antes da competição (Alto)
Para já, as equipas podem iniciar os treinos com distanciamento físico permanente de pelo menos três metros entre praticantes, independentemente do escalão etário.
Para as equipas em contexto competitivo, os escalões séniores das modalidades de alto e médio risco podem iniciar as competições de imediato. Todavia, os restantes escalões ainda devem esperar 45 dias após o início dos treinos para entrar em competição. No caso das modalidades de baixo risco não é necessário haver tempo de espera: todas as atividades, em todos os escalões poderão iniciar-se imediatamente.
Higienização e Desinfeção no Desporto Federado
Nunca se falou tanto na importância de limpar e desinfetar devidamente superfícies de contacto entre diferentes pessoas e, no caso dos acessórios, instalações e infraestruturas das modalidades federadas, isso não é exceção. Pelo contrário: deve haver um reforço das medidas, pela segurança de todos.
* Limpeza e desinfeção frequente de todos os espaços, materiais e equipamentos;
* Disponibilização de desinfetante em diferentes pontos das instalações;
* Uso obrigatório de máscara nos espaços fechados;
* Deve ser respeitado o distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas que não sejam os desportistas / atletas;
* Garantir uma boa ventilação dos espaços – abrir janelas e portas sempre que possível;
* As regras para o uso de espaços como balneários, chuveiros, sanitários, bebedouros, bem como espaços de massagens, piscinas, saunas, banhos turcos, hidromassagens/jacuzzis e similares são as já partilhadas pela DGS;
* As entidades responsáveis pelos espaços têm efetuar o registo de todos os elementos que frequentaram as instalações que, por sua vez, devem estar atentos a eventuais sintomas ou contactos de risco.
Fonte: Direção-Geral da Saúde - COVID-19: “Desporto e Competições Desportivas”