PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Não é só uma questão de moda: nos dias frios, há que estar devidamente protegido no momento de correr ao ar livre. Conhece algumas sugestões.
Correr ao ar livre é, para muitas pessoas, uma forma de descarregar toda a energia acumulada e, com isso, diminuir os níveis de stress, preocupações e ansiedade. Mas também sabemos que o tempo frio e chuvoso pode ser uma desculpa para ficar em casa – ainda por cima o sofá está ali tão perto e na Netflix há sempre algo novo para ver.
Mas pensa que os músculos não se trabalham sozinhos e os resultados que pretendes alcançar não te caem no colo, como um aguaceiro no final do dia. E, além disso, o sofá e todos os filmes e séries que queres ver vão estar sempre ali.
Por isso, algo que te pode trazer motivação extra para correr ao ar livre durante o inverno é mesmo sentires-te preparado e isso passa por ter a roupa apropriada para o efeito. Confere as sugestões que temos para partilhar contigo.
PEÇAS INDISPENSÁVEIS PARA CORRER AO AR LIVRE
O truque mais simples para correr ao ar livre em época de inverno é bem simples: camadas. Por baixo usa uma camada mais funcional, como uma t-shirt, e por cima um impermeável. Estarás devidamente protegido, porém, caso sintas calor, uma das peças pode perfeitamente saltar fora. Podes amarrá-la à cintura ou prendê-la nas calças ou calções e, assim, podes continuar com o teu treino, sem dificuldade.
PARA ELA
Camisola Running Nike Hz
Esta camisola de corrida é de uma das melhores marcas desportivas do mercado e tanto pode ser usada sozinha, como enquanto primeira camada. Possui um design de gola alta, com meio fecho e aberturas para os polegares. Além disso, é confecionada em tecido leve e macio com tecnologia Dri-FIT que permite afastar o suor.
Oysho Leggings de Compressão
Os leggings de compressão como este modelo da Oysho proporcionam o devido suporte durante os treinos mais intensos. O tecido modelador tem um efeito adelgaçante, mas sem te limitar os movimentos, antes te fará sentir como uma segunda pele, pois permite a circulação da humidade para proporcionar maior conforto durante o exercício físico.
Corta Vento Running Adidas
Este corta vento é leve e prático para que nada te perturbe durante a corrida, mas também protege o suficiente para que nem a chuva nem o vento sejam uma desculpa – esta é a motivação para continuares a ir sempre mais além.
PARA ELE
Fila Training
Simples, básica, mas confortável e útil: a camisola da linha training da Fila é um elemento básico, mas essencial para correr ao ar livre com todo o conforto e segurança.
Kalenji Run Warm
Este modelo de calças Kalenji possui um componente quente para proteger durante o tempo frio. Ao mesmo tempo, permite que a pele e os músculos respirem facilmente e a transpiração seja eliminada.
Prozis X-Motion
A gama de vestuário X-Motion da PROZIS foi desenvolvida especificamente para o Trail Running, pelo que conta com elevada qualidade e diversas características técnicas pensadas e testadas ao pormenor, como compressão gradual e proteção térmica.
DICAS PARA CORRER AO AR LIVRE E EM SEGURANÇA
1. Mais Roupa
Naturalmente que correr ao ar livre no verão exige cuidados diferentes de correr ao ar livre no inverno. Por isso, sim, deves mesmo usar mais roupa e de tecidos mais quentes – lembra-te da regra das camadas.
2. Ser Visto
Não é por acaso que muita da roupa desportiva possui cores fortes: é mesmo para tua própria segurança, para seres visto pelas outras pessoas enquanto fazes desporto outdoor.
3. Atentar ao Clima
Ter a motivação para treinar ao ar livre em qualquer época do ano não significa ser inconsciente: acima de tudo está a tua própria segurança. Pelo que se estiverem previstas condições meteorológicas extremas, mais vale mesmo adiar e realizares o teu treino em casa através da UPtv - o Maior Ginásio Online do País.
4. Respirar Devidamente
Nos dias de frio, existe a tendência de prender um pouco a respiração. Mas numa corrida isto é mesmo algo a evitar. Dizem os especialistas que deverás inspirar e expirar a cada três passos. Isto ajuda também a melhorar a resistência, bem como a manter um bom ritmo de corrida.
5. Hidratação
Nunca é demais relembrar: mesmo não estando calor e não transpirando tanto como quando corremos num dia de verão, deves continuar a hidratar-te devidamente nos dias frios, húmidos e chuvosos. É uma questão de saúde acima de tudo e que te vai ajudar a recuperar de cada treino mais facilmente.