PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Não basta treinar e pronto. Contigo deves ter sempre os melhores acessórios, aqueles que te ajudam a alcançar os teus objetivos e a cumprir com as metas alcançadas. Nesse sentido, sabes como escolher as melhores sapatilhas para treinar? Ajudamos-te a perceber mais sobre o assunto.
E é um assunto mais importante do que possas pensar. Mais do que deixares-te levar pela moda ou insistir num determinado modelo, porque é super badalado, deves compreender bem o formato do teu pé, o tipo de passada que dás e até o género de exercício que mais praticas. Mas calma, não comeces já a pensar que é uma tarefa praticamente impossível.
7 DICAS PARA ESCOLHER AS MELHORES SAPATILHAS PARA TREINAR
Dá um UP aos teus treinos com as sapatilhas corretas. Depois de saberes todas as dicas que temos para partilhar contigo, qualquer ida a uma loja de desporto vai ser muito mais simples. Preparado para te tornares num expert?
1. AS SAPATILHAS DE DESPORTO SÃO SÓ PARA PRATICAR DESPORTO
Por muito que gostes de um determinado modelo de sapatilhas não vale usá-las em todo o lado. Se são para a prática desportiva, então, deves mesmo respeitar essa finalidade.
2. CONHECES BEM O TEU PÉ?
Cada pé tem o seu formato particular e perceber bem as respetivas peculiaridades é primordial para comprar as sapatilhas certas. Então, confere o que precisas mesmo de saber:
3. COMPRAR NO FINAL DO DIA
Certamente que não é novidade para ninguém que os nossos pés incham ao longo do dia, pelo que é precisamente no final do dia que deves experimentar calçado – seja ou não para treinar. Isto porque deves senti-lo como perfeitamente confortável no pior momento do teu pé.
Além disso, os pés têm tendência a inchar, ainda que, muitas vezes, ligeiramente, quando praticamos exercício – principalmente caminhada vigorosa ou corrida.
4. EXPERIMENTA SEMPRE!
Com esta dica vamos obrigar-te a sair um bocadinho fora da caixa e da tua zona de conforto. Explicamos melhor: além de experimentares as sapatilhas para treinar, deves caminhar, correr e até movimentar o pé, no sentido de simular a prática de exercício físico.
Isto é primordial para perceber como aquele modelo de calçado se adequa ao teu pé em diferentes situações.
5. DEVE HAVER SEMPRE ALGUMA FOLGA NA PONTA DA SAPATILHA
Esta é uma das mais importantes dicas para escolher as melhores sapatilhas para treinar: deve haver uma ligeira folga entre o dedo grande do pé e a parte da frente da sapatilha. Por sua vez, o calcanhar deve assentar na perfeição.
6. NADA DURA PARA SEMPRE
Nem mesmo o melhor par de sapatilhas pode durar para sempre, por isso, por muito que gostes daquele calçado e o uses até à exaustão, chegarás mesmo a um ponto em que deves avançar com a respetiva substituição.
Em média, um par de sapatilhas de corrida tem uma possibilidade uso que pode ir dos 800 aos 950 quilómetros.
Mas a partir do momento em que nota a sola ligeiramente desgastada ou algum tipo de desconforto no pé ou tornozelo, então, deve mesmo avançar com a respetiva substituição.
7. NÃO VÁS EM MODAS
As sapatilhas de treino, principalmente de corrida, de boa qualidade são bastante caras - e valem mesmo a pena. Todavia, certifica-te que estás a pagar tudo isso precisamente por algo que se adequa às tuas necessidades, ao teu pé e que te faz sentir confortável.
Não escolhas apenas porque toda a gente usa, porque um amigo aconselhou, porque o teu desportista preferido não quer outro modelo. És tu quem as vai calçar e, como tal, só tu decides o que é melhor para ti.
Boas compras e bons treinos!