PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Tristeza! Medo! Horror! Terror! É indescritível a sensação com que o mundo acordou hoje. Hoje, iniciou-se mais uma página negra no panorama mundial, já há algum tempo esperada, é certo, mas com toda a ingenuidade que cabe nos nossos corações, há sempre uma réstia de esperança quanto à pacificação e sentido de bom senso dos intervenientes.
A ganância e a prepotência acabaram por vencer novamente e o braço de ferro entre os países envolventes tendeu para a última coisa que a sociedade merecia, a guerra. Em pleno século XXI, estamos na iminência de uma catástrofe que terá como consequência o sofrimento e a dor dos mais inocentes. São sempre os mesmos a sofrer!
Dois anos passaram desde o começo de uma pandemia. Dois anos de confronto contra um inimigo desconhecido que arrasou com centenas de milhares de vidas e que provocou danos incalculáveis na mente comum da sociedade. Agora, os participantes são bem conhecidos e os motivos bem mais suspeitáveis. Mas o que importa agora? Quem sofre são sempre os mesmos!
Resta-nos demover esta vontade insana de participar espiritualmente nesta guerra. Certamente lembrar-se-ão das horas e horas passadas a fio, todos colados à televisão e às redes sociais, para receber a atualização do número de mortes e internados por Covid-19. Desta vez não será diferente. Apenas mais visual. Respeitem a vossa saúde mental, não vivam com a mesma intensidade sob risco de perderem de novo a experiência de viver plenamente o dia a dia. Deem a devida consideração pelos que estão a sofrer, in loco ou à distância. Informem-se mas abstraiam-se. Esta é uma questão demasiado delicada para nos colocarmos em xeque, sob risco de recebermos um xeque-mate.
Há momentos em que a melhor sabedoria é parecer não saber nada. E é por isso que fazemos este apelo. A ansiedade é uma condição respeitável e que deve ser gerida. Gasta a tua energia no trabalho, no treino, em família, com os amigos. Já chega quem viva em constante sobressalto sem saber o dia de amanhã. Por isso, vivamos o nosso em paz com o melhor que podemos dar.
Posto isto, há várias formas de ajudarmos proativamente. Se conheceres alguém que esteja a passar por este pesadelo ou que tenha família no terreno de guerra, presta-lhe apoio. Não a deixes cair e fornece-lhe todas as ferramentas que conseguires para tornar o seu dia um bocadinho melhor. Por outro lado, evita receber informação de qualquer canal de comunicação. O Parlamento Europeu tem em marcha uma Resolução para combater a propaganda contra a União Europeia por terceiros. Este é um momento particularmente difícil e está tudo bem se te sentires mais triste ou ansios@, é sinal de empatia. Se for o caso, partilha essa dor com quem mais confias, não consideres que seja parvoíce. Respira, relaxa, tenta obter paz interior e reforça as tuas rotinas saudáveis!