PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Fundamentais para um melhor rendimento, mas também para evitar lesões, os alongamentos no pré e pós-treino são um detalhe que não podes esquecer.
Os alongamentos no pré e pós-treino são um dos momentos mais importante durante o exercício físico, seja para amadores, seja para profissionais.
Mas afinal o que são alongamentos? Trata-se de movimentos realizados com o objetivo de aquecer o corpo e permitir flexibilidade e relaxamento aos músculos. Mas não podem ser feitos de qualquer forma… Para evitar determinados problemas, nomeadamente dores e lesões, exploramos o tema. Confere tudo!
ISTO É O QUE PRECISAS DE SABER SOBRE OS ALONGAMENTOS
É de conhecimento comum que todos devemos alongar o corpo antes do treino, de modo a reduzir a rigidez passiva e aumentar a possibilidade de movimentos durante o exercício, bem como aumentar a força e velocidade aplicadas aos exercícios.
Explicamos-te em concreto as vantagens dos alongamentos antes e depois do treino.
Para que Servem os Alongamentos?
Encontramos vantagens em fazer alongamentos no pré e pós-treino. Queres saber quais?
Redução da Rigidez e Dor Muscular
A contração muscular que acontece principalmente durante os exercícios de maior intensidade, pode provocar rigidez e, consequentemente, dor. A forma de o evitar é, precisamente, através dos alongamentos.
Aumento da Produção de Endorfinas
Um dos muitos motivos que leva tantas pessoas a gostar de exercício físico é a produção de endorfinas, a hormona do bem-estar, que nos faz sentir bem e feliz – sim há um processo químico de felicidade interior quando fazemos desporto. Esta sensação pode ser prolongada com a realização de alongamentos.
Eliminação do Excesso de Ácido Lático
É normal haver uma maior produção de ácido lático quando sujeitamos o corpo a esforços mais intensos. O problema está quando a quantidade desse ácido está em excesso no organismo, dado que pode levar a músculos mais fragilizados e cansados, dificultando o exercício, mas também o processo de recuperação.
Estabilização do Fluxo Sanguíneo
Há uma maior intensidade cardíaca durante a prática desportiva, pelo que a mesma deve ser abrandada e não quebrada de forma repentina.
Melhoria da Postura
Quantos de nós nos queixamos de dores nas costas, nos ombros, no pescoço? A origem estará, na maior parte dos casos pelo menos, numa má postura. E isso pode acontecer em diversos momentos: à secretária enquanto trabalhamos, posições mais invulgares enquanto dormimos, carregar peso excessivo ou de forma desadequada… Os alongamentos são, de facto, uma forma simples de contrariar esse problema e de melhorar a postura corporal no geral.
Alívio da Tensão e Ansiedade
As dores de costas e pescoço que falamos no ponto anterior podem também levar a dores de cabeça e a estados de maior ansiedade e irritabilidade. Assim, com os alongamentos evitamos a tensão muscular que podem provocar estas situações.
Melhoria da Flexibilidade
A equação aqui é muito simples: quantos mais alongamentos fizeres, mais flexibilidade terás. E ainda temos um bónus: conseguirás fazer os exercícios de forma mais eficaz, prevenindo-se, também, o aparecimento de lesões.
Quando é que não Deves Fazer Alongamentos?
É uma questão pertinente e que deve ser analisada caso a caso. Regra geral, em casos de lesão, instabilidade articular, doenças neuromusculares há quer algum cuidado com os alongamentos. Daí que seja fundamental seres acompanhado por um profissional, principalmente se tiveres alguma dúvida ou problema de saúde.
Como fazer Alongamentos Corretamente?
A primeira lição a reter neste campo é: não deves sentir dor durante o alongamento, seja muscular, seja articular, pelo que deves respeitar sempre os limites do teu corpo e adaptar a linha de alongamentos à tua rotina de exercícios. Os alongamentos provocam sensações fortes, mas não devem ser dolorosas.
Para uma correta execução deves ainda parar de imediato, nunca forçando, se sentires que o corpo está a resistir ao movimento que estás a realizar.
Apesar de parecer um movimento simples e até inofensivo, um alongamento feito de forma inadequada pode provocar danos às fibras musculares e demais tecidos e articulações, sendo necessário, em alguns casos, fazer fisioterapia para a recuperação.