PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
O exercício físico ganhou ainda mais protagonismo em tempos de quarentena, pois a sua prática tem sido fundamental para nos mantermos mais alegres, com pensamento positivo e sentirmo-nos ativos. Ainda assim, mesmo treinando em casa, há algo que deves sempre ter em conta, nomeadamente a importância de fazer alongamentos.Este comportamento é fundamental não só para evitar lesões indesejadas, como também para maximizar a eficácia dos treinos efetuados, independentemente da intensidade dos mesmos.
Aqui encontrarás uma série de motivos que provam a importância de fazer alongamentos. Fica atento.
Os alongamentos regulares podem ajudar a aumentar flexibilidade, o que é crucial para a tua saúde em geral. E tal permite que faças as tuas atividades do dia a dia com mais facilidade e mais energia e também com mais vontade.
Ser capaz de mover uma articulação de braço ou perna em toda a sua amplitude oferece mais liberdade de movimentos e providencia uma elevada sensação de bem-estar pela tua forma física. E, sem dúvida, que os alongamentos regulares ajudam a conquistar esse objetivo.
Fazer alongamentos com alguma regularidade e sempre antes de fazer algum treino ou praticar algum desporto é fundamental para a tua performance – quanto mais e melhores alongamentos praticares, melhor será o teu desempenho atlético.
Quando alongas o teu corpo estás a melhorar a circulação sanguínea, o que permite fazer chegar mais sangue a todas as partes do corpo, nomeadamente aos músculos. Isto é extremamente importante para reduzir o tempo de recuperação após os treinos, assim como para reduzir as dores musculares.
Quantos de nós se queixam de dores nas costas? Um dos principais motivos para tal é, de facto, a má postura em diversos momentos, principalmente quando nos encontramos durante horas e horas sentados numa cadeira a trabalhar em frente ao computador.E se te dissermos que fazer alongamentos ajudará a melhorar a postura e, consequentemente, a aliviar essas dores incómodas? É mesmo verdade! Faz alguns alongamentos todos os dias e rapidamente verás resultados.
As dores de costas poderão também ser provocadas pela tensão muscular. E uma boa forma de conseguir aliviar essa tensão é, precisamente, com a realização de alongamentos de forma consistente. Este comportamento ajuda também a prevenir lesões, como lombalgias e distensões musculares.
A quarentena, os regimes de teletrabalho e lay-off poderão agravar os índices de ansiedade e stress de qualquer pessoa – por isso, é mesmo normal que te sintas dessa forma. O truque para melhorares é fazer algo que te deixe descontraído e feliz. Pode ser dar uma caminhada, ler um livro, ver um filme, mas sem dúvida que os alongamentos são algo em que deves apostar.
A tensão muscular pode provocar dores de cabeça e bem sabemos o quanto isso pode interferir na qualidade da tua vida diária. Além de uma alimentação equilibrada, hidratação adequada e bastante descanso, fazer alongamentos irá mesmo ajudar-te a sentir melhor.
Se gostaste dos benefícios dos alongamentos que partilhamos e queres começar a integrar este comportamento no teu dia a dia, além do que fazes quando treinas, temos algumas dicas para te facilitar a vida.
É normal que associes os alongamentos ao que fazemos antes e depois de um treino, mas não só. Aliás, cada um desses momentos exige alongamentos específicos: antes do treino podes começar por fazer uma caminhada ligeira ou corrida, para aquecer todo o corpo; no final do treino, os alongamentos são mais exigentes e localizados, de modo a potenciar a recuperação muscular.Ainda assim, deves saber que podes fazer um treino só de alongamentos e, com isso, aproveitar todos os benefícios que te indicamos.
e estás num dia ou fase particularmente difícil e o teu corpo começa a dar sinais disso mesmo, então, fazer alongamentos vai ajudar-te a proporcionar uma sensação geral de bem-estar, bem como minimizar alguma dor que possas estar a sentir.
Posto isto, durante quanto tempo e quantas vezes por semana deves fazer alongamentos? O ideal será, no mínimo, três vezes por semana durante cerca de 15 minutos e, preferencialmente, sempre à mesma hora, ou no mesmo período do dia.Ao fim de pouco tempo verás como o teu corpo está mais flexível, como te sentirás mais leve e até predisposto a fazer, por exemplo, mais exercícios e a movimentares-te mais. Quando o tema é cuidar mais e melhor de ti, então, deves sempre arranjar uns minutinhos do teu dia para tal. Pequenos gestos hoje que amanhã te farão sentir ainda mais UP!