PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Dia 8 de setembro, assinalou-se o Dia Mundial da Fisioterapia, uma área fundamental para prevenir e recuperar de lesões e dar-te mais saúde.
A fisioterapia vai muito além do serviço prestado por profissionais a indivíduos, “de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.”
É uma área que permite conferir, em muitos casos, qualidade de vida. Nesse sentido, a Fisioterapia é útil em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados quer tal aconteça pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais.
Logo, os fisioterapeutas estão focados em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação. Pelo que abrange o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA
O fisioterapeuta pode ainda realizar formação avançada para adquirir conhecimentos e competências próprias e especializadas para prestar cuidados em diversas áreas:
* Cardiorrespiratória
* Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos
* Cuidados de Saúde Hospitalar
* Cuidados de Saúde Primários
* Dermatofuncional
* Desporto
* Envelhecimento
* Fisioterapia Aquática
* Fisioterapia na Saúde dos Animais
* Neurologia
* Pediatria
* Pessoas com Amputação
* Saúde da Mulher
* Saúde Mental
* Telefisioterapia
FISIOTERAPIA NO DESPORTO: CONHECE A IMPORTÂNCIA
A Fisioterapia no Desporto visa a promoção da atividade física de forma efetiva e segura, na educação e aconselhamento dos atletas, na capacidade de intervir no âmbito clínico e nos aspetos do treino e competição desportiva. O objetivo é prevenir lesões, otimizar a função e contribuir para o melhor desempenho desportivo dos atletas de todas as idades e diferentes níveis competitivos, incluindo alta competição, demonstrando elevados comportamentos éticos e profissionais.
Consequentemente, a sua visão e o seu comportamento profissional não estão apenas assente na compreensão do impacto das lesões no atleta, mas também nos colegas de equipa, treinadores e até familiares, que são elementos fundamentais para a cura, em muitos casos.
Logo, os objetivos principais da Fisioterapia Desportiva são a prevenção de lesões e a otimização da função e contribuição para o melhor desempenho desportivo de atletas de todas as idades e de diferentes níveis.
PREVENÇÃO DE LESÕES
A prática desportiva descontrolada pode conduzir a lesões, por isso, em alguns casos pode inclusive colocar em risco a realização normal das atividades quotidianas.
Entre as lesões mais comuns, destacam-se:
* Fraturas por stress;
* Cãibras;
* Tendinites;
* Lesões musculares;
* Fascite plantar.
Por isso, a Fisioterapia é uma grande aliada, que atua na prevenção e reabilitação dessas lesões.
Intervenção da Fisioterapia Desportiva
Visto que o fisioterapeuta desportivo é um especialista que atua em várias fases da atividade desportiva, na sua atuação estão incluídas diversas ações / comportamentos:
* Despiste, aconselhamento, prevenção e tratamento das lesões de natureza traumatológica e ortopédica;
* Realização de programas de exercícios adequados de aquecimento, alongamento, flexibilidade e fortalecimento;
* Imobilizações com objetivos terapêuticos ou de prevenção;
* Seleção de materiais adequados para a prática desportiva, para prevenir lesões, mas também para potenciar a performance desportiva;
* Criação de planos de cuidados e de integração progressiva na atividade desportiva.
E DEPOIS DA RECUPERAÇÃO DE UMA LESÃO?
Não é por já estares recuperado de uma lesão que o fisioterapeuta deve ficar esquecido, muito pelo contrário. Para conseguires, de facto, retomar toda a tua atividade desportiva de forma segura, o acompanhamento com o profissional de Fisioterapia é fundamental, juntamento com os profissionais do desporto. Só assim poderás voltar a readquirir força, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio, coordenação e até mesmo segurança emocional – que é algo que afeta muito mais pessoas do que podes imaginar.