PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
A motivação é um fator chave quer para começar a treinar, quer para continuar a treinar.
Sempre que o ano começa, criamos ou renovamos a nossa lista de objetivos. Nela colocamos os nossos sonhos, vontades e aspirações. Esse sentimento tão comum nessa época do ano acontece por questões culturais e também psicológicas. Afinal, um ano novinho em folha remete-nos a novos começos, mudanças e realizações.
Muitas vezes traçamos metas para perder peso ou para definição muscular e não conseguimos cumpri-las. É aqui que a motivação entra. Para te ajudar a manter o foco, sugerimos que espreites 5 razões para que nunca desistas do teu objetivo.
1. Por que quero treinar?
Define o teu objetivo ou a razão que te levou a tomar essa decisão. Por exemplo, querer perder peso.
2. Por que é que isso é importante?
Face à resposta anterior, explica porque motivo é que esse objetivo é importante para ti. Esta resposta é um bocado mais complexa. Por exemplo, porque começaste a sentir uma maior preocupação com a saúde. No caso de excesso de massa gorda, com o passar do tempo, esse problema só pode piorar.
3. Porquê agora?
Quais são as razões que te levam a preocupar com isso neste preciso momento? Deves perceber porque não tomaste esta decisão noutra altura (mais tarde ou mais cedo). Por exemplo, porque notaste que a roupa que usas já não te serve. A tua cara-metade já deu sinais de descontentamento, ou não consegues realizar certas tarefas do teu dia-a-dia devido ao excesso de massa gorda.
4. O que acontece se não atingires o teu objetivo agora?
Esta questão direciona-te para a primeira em que, neste caso, o objetivo é perder peso. A pergunta é: o que sentes que vais perder ou não irás conseguir, se não chegares ao seu objetivo? Por exemplo, a vontade de querer acompanhar os teus filhos nas suas atividades ou a possibilidade de aumentar a tua autoestima e melhorar a tua relação amorosa.
5. O que acontece ao cumprir o teu objetivo? O que vai mudar na tua vida?
Pensa nas mudanças que irão surgir na tua vida se alcançares o objetivo que desejas. Irás aumentar a tua confiança? Sentir-te novo novo? Permitir-te fazer novas atividades? Procurar um novo emprego?
Acredita, existem inúmeras possibilidades. Mas o importante é que percebas qual é o teu objetivo final e que trabalhes para o alcançar. Nunca desistas!