PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
O plástico é, já todos sabemos, um dos maiores inimigos do planeta. E como casa só temos uma, lançamos-te o apelo para te juntares a nós e apostar na redução do plástico! Alinhas?
Comecemos pelo princípio: a produção de plástico exige 5% de petróleo. E desengana-te se este valor te parece baixo. Extraí-lo e refina-lo envolve todo um processo de práticas que contribui para a poluição da atmosfera.
Mas o maior problema são os oceanos, já que, atualmente, existem cerca de 150 milhões de toneladas de plástico ali. E ainda não existe tecnologia capaz de retirar este material e salvar o nosso tão precioso mar!
O plástico que existe nos oceanos já entrou, inclusive, na nossa cadeia alimentar, ao partir-se em micropartículas que são engolidas pelos seres marinhos, dos quais, mais tarde, nos alimentamos!
A MINHA VIDA SEM PLÁSTICO.
É com estes dados em mente que agora te lançamos o desafio #aminhavidasemplástico. O objetivo é em 10 dias por em prática 10 formas de reduzir o plástico.
DIA #01 - DIZ NÃO ÀS PALHINHAS DE PLÁSTICO.
Vamos começar por uma medida simples, dizendo NÃO às palhinhas de plástico. Além disso, incentiva todos à tua volta a fazer o mesmo. Sempre que pedires uma bebida, opta por uma palhinha reutilizável! Há muitas: desde em aço inoxidável até às de papel, não esquecendo as mais coloridas (e saborosas)!
DIA #02 - GELADO? EM CONE, POR FAVOR.
O calor do verão já pede por um gelado, certo? Da próxima vez que fores a uma gelataria saborear os melhores gelados artesanais, não te esqueças de pedir em cone! Os copos, com a colher de plástico, são uma verdadeira ameaça ao meio ambiente.
DIA #03 - EU LAVO OS DENTES… COM BAMBU!
É nos pequenos gestos do dia a dia que marcamos a diferença! Lavar os dentes é tão inconsciente que, muitas vezes, nem pensamos no que estamos a fazer. Mas a verdade é que, muito provavelmente, a tua escova de dentes é feita de plástico.
Já existem, no entanto, soluções disponíveis no mercado para combater esse problema, como escovas feitas de plástico reutilizado ou até mesmo de bambu!
DIA #04 - SACOS DO LIXO BIODEGRADÁVEIS.
Os sacos nos quais transportamos o nosso lixo são feitos de plástico. Mas sabias que agora podemos optar por sacos com D2W, um aditivo que ajuda o plástico a degradar-se? Procura já os teus!
DIA #05 - EU LEVO O MEU SACO PARA AS COMPRAS.
Esta já é velha, mas vale sempre a pena relembrar! Quando vamos às compras, voltamos cheios de sacos de plástico que, na maioria das vezes, acabam no lixo e sem qualquer outra utilidade.
A partir de hoje, desafiamos-te a levar o teu próprio saco para as compras: idealmente em algum material que não plástico!
DIA #06 - ROUPA SUSTENTÁVEL.
O plástico também está presente na roupa que usamos todos os dias. Por isso, o ideal para minimizar o impacto é optar por roupa de algodão e evitar peças com derivados de petróleo - até no calçado.
DIA #07 - A MINHA GARRAFA DE ÁGUA É MELHOR QUE A TUA!
As garrafas de água em plástico já eram! Além de representar um grande perigo para o meio ambiente, hoje em dia, tens acesso a opções esteticamente mais agradáveis!
Em aço inoxidável, silicone, ou até mesmo a partir de papel, o céu é o limite!
DIA #08 - MENOS ALIMENTOS EM EMBALAGENS PLÁSTICAS.
Este é um dos desafios mais difíceis, mas também o mais necessário! Evitar ou, pelo menos, limitar o uso de alimentos embalados. Falamos principalmente de petiscos, queijos embalados, bolachas, produtos congelados, entre (muitos) outros.
DIA #09 - EU NÃO COMPRO PRATOS DESCARTÁVEIS!
Parar de comprar pratos e talheres descartáveis é um dos passos mais importantes para a redução dos resíduos de plástico. Seja em festas de crianças, ou num convívio entre amigos opta sempre por um material que não seja descartável.
DIA #10 - EU PLOGGING, TU PLOGGING… ELE PLOGGING?
Já conheces o plogging? É uma prática desportiva que une o jogging ao plocka upp (apanhar, em sueco) e é a nova tendência do fitness! Um saco, roupas de desporto e sapatilhas: parece mentira, mas é só disto que precisas para mudar a tua condição física - e o mundo!
O plogging combina a atividade física com a recolha de lixo durante o trajeto. Faz-te bem a ti e ao ambiente! E não te esqueças que, em média, em 30 minutos de corridas gastas 288 calorias. Por isso, ‘bora ploggar?
Agora que chegaste ao fim, não te esqueças de influenciar todos os que estão à tua volta e ajudar a transformar o mundo num sítio melhor! Nós já começamos a nossa jornada. E tu? Partilha connosco as tuas formas de redução de plástico com o hashtag #aminhavidasemplástico.